ADULTOS PODEM SE BENEFICIAR COM O FLÚOR?

• Pesquisas recentes mostram que todos podem se beneficiar com o uso de flúor. 
• Especialistas costumavam achar que o flúor funcionava principalmente por fortalecer os dentes enquanto esses estavam ainda em desenvolvimento. Isso significava que as crianças eram o foco dos esforços de fluoretação. Hoje, estudos mostram que o flúor tópico - aquele presente em cremes dentais, enxaguatórios bucais e tratamentos com flúor - ajuda a prevenir o aparecimento de cáries em pessoas de todas as idades. 

Como posso saber se preciso de tratamento especial com flúor? 
• Se a água que você bebe é fluoretada, então a escovação regular com creme dental com flúor é considerada suficiente para a maioria dos adultos com dentes saudáveis. 60% dos municípios do Brasil adicionam flúor na água de abastecimento para ajudar a reduzir a cárie dental. Você pode descobrir se a água da sua cidade é fluoretada ligando para a companhia de abastecimento ou mandando analisar a água, caso ela seja proveniente de uma fonte particular. 

Quais são os diferentes tipos de tratamento com flúor? 
• Você pode se submeter a tratamento com flúor no consultório do dentista. No tratamento feito no consultório, o dentista seca sua boca e aplica uma solução, espuma ou verniz. Alguns dentistas colocam um gel ou espuma dentro de uma moldeira que você utiliza por alguns minutos. Orienta-se que você não coma nem beba nada e evite fumar por 30 minutos após a aplicação. 
• Todos os adultos devem usar creme dental com flúor, que tem sua eficácia comprovada na prevenção da cárie dental.