APARELHOS ORTODÔNTICOS EM ADULTOS

Por que mais adultos estão buscando tratamento com aparelhos ortodônticos?
Como os aparelhos ortodônticos se tornaram menos volumosos e menos visíveis nos últimos anos, há um maior conforto e menor relutância quanto à sua utilização, o que tem aumentado o índice de adultos que procuram esta forma de tratamento.

Alguns adultos querem corrigir problemas com seus dentes ou maxilares antes que eles causem danos maiores ou mais sérios. Outros querem melhorar a aparência, corrigindo problemas estéticos existentes há bastante tempo. Tenha sempre em mente que mesmo problemas estéticos podem causar danos reais com o passar do tempo. Dentes e maxilares que não estão alinhados adequadamente podem levar ao desgaste prematuro, cárie dental avançada e doença gengival, por exemplo, causando a necessidade de outras soluções reconstrutoras ou até mesmo cirurgias mais extensas para corrigir problemas sérios.
O surgimento de novas técnicas e o advento de aparelhos transparentes e menos perceptíveis possibilitaram que adultos recorressem mais frequentemente aos aparelhos para corrigir:

• Espaços entre os dentes (diastemas);
• Dentes que se comprimem uns aos outros (apinhamento dental);
• Dentes desalinhados;
• Sobremordidas;
• Mordidas abertas;
• Mordidas cruzadas.

Como posso saber se o aparelho ortodôntico para adultos é indicado para mim?
Se você imagina que pode se beneficiar com um aparelho ortodôntico, peça ao seu dentista para lhe recomendar um ortodontista (dentista especializado em tratar dentes que não estão alinhados adequadamente). O ortodontista irá examinar seus dentes e, talvez, solicitar radiografias para estudar a estrutura óssea de suporte. Com base no que ele encontrar, um plano de tratamento será recomendado.